Reflorestamento é tema de seminário em Rio Fortuna

Aroximadamente 80 produtores participaram do primeiro seminário sobre reflorestamento realizado na tarde de sexta-feira, 6, no Centro de Pastoral São Marcos, em Rio Fortuna. O evento teve como objetivo incentivar melhorias na implantação e manejo de áreas de reflorestamento. O seminário foi uma iniciativa da Epagri local em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e secretaria de Agricultura.

O Engenheiro Agrônomo da Epagri Paulo Francisco da Silva, atual secretário executivo regional do Projeto Microbacias 2 abriu o seminário. O profissional falou sobre questões ambientais relacionadas ao manejo de áreas reflorestadas, bem como a necessidade de escolher criteriosamente as áreas de implantação dos projetos florestais. Em seguida, o engenheiro Agrônomo da Epagri Jandir Alberto de Amoreim, coordenador estadual de Recursos Florestais abordou aspectos relevantes sobre o cultivo de espécies de eucaliptos, desde a escolha da espécie, até a comercialização, incluindo o manejo para obtenção de madeira de qualidade.

Para encerrar o ciclo de palestras, o engenheiro agrônomo José Antonio Carlos Farias, da gerência técnica da Epagri na área de Recursos Florestais, explanou sobre as diversas etapas na condução das áreas de reflorestamento de pínus, com intuito de produzir madeira com alta qualidade.

O reflorestamento é uma atividade em expansão em Rio Fortuna. "Ela tem grande importância sócio-econômica, pois a maiorias das propriedades possuem áreas reflorestadas", acrescenta o engenheiro agrônomo da Epagri João Paulo Dornelles Reck, um dos organizadores do evento. Atualmente a cidade também possui produtores de mudas, além de fábricas de beneficiamento de madeira e fabricação de móveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Rio Fortuna.