“Outubro Rosa” mobiliza atividades em Rio Fortuna

Para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, diversas ações específicas são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna durante o mês, através do movimento Outubro Rosa. Palestras, realização de exames e caminhada são algumas das atividades promovidas.   

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para tentar reduzir esse número e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção, a cota dos exames de mamografia e preventivo – fundamental para a detecção precoce do câncer de colo de útero – será ampliada à população. “As vagas ficam disponíveis anualmente, com agendamentos toda semana. Entretanto, para reforçar a prevenção, os exames serão intensificados durante a campanha Outubro Rosa”, pondera a enfermeira Eliane Fregulia. “O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante destacar que o combate ao câncer de mama e ao câncer ginecológico não acontece só no Outubro Rosa, mas durante todo o ano, por isso é fundamental que as mulheres também façam o autoexame em casa”, reforça a profissional.     

Uma palestra com apresentação teatral também irá mobilizar o município na quinta-feira, 19 de outubro. A Cia Desmontagem Cênica, de Imbituba, irá apresentar um espetáculo sobre “Prevenção da Saúde Feminina e Masculina”, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento acontece no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 19h30min. “Temos como intuito através desta palestra, não tão somente a conscientização da prevenção, como também proporcionar um momento de conteúdo singular”, ressalta o secretário de Saúde, Neri Vandresen.  “Será uma noite de descontração com muito humor, sem perder o foco na promoção à saúde”, antecipa o secretário.   

A Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também irá apoiar a Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã na realização de uma caminhada para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.   A ação acontecerá na manhã de domingo, 15 de outubro, após a missa, com saída em frente à Igreja Matriz.   

Decorações usando cor rosa e frases também podem ser vistas em departamentos públicos, lojas e empresas na cidade. Na Secretaria Municipal de Saúde, uma decoração especial chama a atenção do público. O laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, ganhou um ornamento diferenciado e destaca a importância da prevenção.