Saúde Bucal divulga ações para pais

As ações do programa Saúde Bucal no espaço escolar foram apresentadas nesta terça-feira, 14, para pais de alunos das redes municipal e estadual de ensino. A apresentação foi durante a entrega dos boletins do 3º bimestre, às 19h30min, no Centro de Pastoral São Marcos. Há mais de 20 anos, profissionais da Unidade Básica de Saúde realizam escovações supervisionadas e aplicação de flúor em crianças e adolescentes das escolas. A visita é feita uma vez por semana em cada escola.

As ações de prevenção são consideradas as grandes responsáveis pela queda significativa no índice CPO-d (média do número de dentes cariados, perdidos ou obturados) em adolescentes com 12 anos de idade. A avaliação é realizada a cada dois anos na Escola Estadual. Em 2001, o índice era de 5,20 dentes por adolescente. Em 2013, na última avaliação da equipe, a média caiu para 1,98. “Mas ainda estamos acima da média ideal, estipulada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que seria menor que um aos 12 anos de idade”, destaca a Técnica de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família, Joselene Schotten Shulz.

A apresentação também tem como objetivo mostrar aos pais a importância das orientações em casa. Em avaliação realizada pelo Programa Saúde na Escola, constatou-se que 53,7% dos alunos da rede municipal e 49% da estadual estavam com uma escovação deficiente no dia da avaliação. “São alunos que não haviam escovado os dentes antes de vir para a escola, e outros nem na noite anterior”, informa Joselene. Outros 24% das crianças da rede municipal e 31% dos estudantes da rede estadual estavam com a escovação satisfatória. “Eles até tinham escovado os dentes, mas não da maneira correta como deveria ser”, explica. Apenas 22,3% dos alunos da rede municipal e 20% da estadual tinham uma escovação considerada boa. A avaliação foi feita com 330 alunos da Escola Municipal Professor José Boeing e do Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança. Da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima foram 365 estudantes. Além da saúde bucal, foram avaliados também o peso e altura, a visão, vacinas e a pressão arterial de todos os alunos.

Campanha – Os resultados preocuparam a equipe da Saúde Bucal no espaço escolar. “Por isso tomamos a iniciativa de mostrar aos pais o que vem sendo realizado, pois talvez alguns deles nem conheçam nossas ações, e convocá-los a serem nossos parceiros e também cobrarem dos filhos estes cuidados”, destaca Joselene. Folders serão entregues aos pais e aos alunos e  banners e cartazes serão colados nas escolas. Além disso, dicas de saúde serão divulgadas em redes sociais. As ações serão realizadas durante outubro, o mês da saúde bucal.