Lei Aldir Blanc: agentes culturais serão ouvidos

Agentes culturais de Rio Fortuna serão ouvidos na primeira Oitiva da Lei Aldir Blanc. O objetivo é conhecer as demandas e necessidades dos profissionais que trabalham com cultura na cidade. A primeira oitiva será no dia 23 de maio, às 18h, no auditório da Escola Municipal Professor José Boeing.

Em 2023, o Município de Rio Fortuna, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, assinou o termo de adesão à Lei e cumpriu todos os requisitos necessários para ser beneficiado com o repasse. Em março deste ano, o Governo Federal liberou R$ 49,6 mil. Conforme prevê a Lei, o valor, neste primeiro ano, será destinado à manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções. Também se volta ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária, a produções audiovisuais e manifestações culturais, e à realização de projetos e atividades artísticas, do patrimônio cultural e de memória.

O Plano Nacional Aldir Blanc, instituído por meio da Lei nº 14.399/2022, estabelece também um processo de gestão e promoção das políticas de cultura com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais, observado o respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso. O Plano homenageia o escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, em decorrência da Covid-19. Ao longo de sua vida, Blanc escreveu cerca de 500 letras compostas em parceria com João Bosco, Moacyr Luz, Mauricio Tapajós, Guinga e Cristóvão Bastos, entre muitos outros.