Comitê realiza primeira reunião para debater medidas do COVID-19

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19 se reuniu para a  primeira reunião nesta terça-feira (24), no auditório da antiga Unidade Básica de Saúde. O grupo foi criado por meio do Decreto nº 011/2020, publicado na data de hoje, e que institui as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública. Caberá ao comitê o monitoramento dos casos suspeitos da doença e desenvolvimento das novas estratégias para enfrentamento da mesma.     

O grupo é composto por órgãos públicos e privados, sendo: Prefeito Municipal; Secretaria de Saúde e Saneamento; Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo; Defesa Civil Municipal; Vigilância Epidemiológica Municipal; Vigilância Sanitária Municipal; Câmara Municipal de Vereadores; Fundação Médico, Social, Rural de Rio Fortuna; Associação Comercial e Industrial de Rio Fortuna (ACIRF) e Polícia Militar. 

O prefeito Lindomar Ballmann destacou que a criação do Comitê faz parte das medidas que estão sendo tomadas para prevenir e proporcionar segurança para eventos futuros diante desta pandemia. “Nosso município conta com quatro casos gripais sintomáticos, em isolamento domiciliar e dois casos suspeitos, com coletas realizadas.  Precisamos monitorar para que não haja um possível diagnóstico positivo para COVID-19, bem como a transmissão da doença entre os cidadãos”, avalia Ballmann.  “O momento exige calma da população e muito cuidado para evitar o contágio, por isso reforçamos a necessidade da população permanecer em isolamento social nos próximos dias. Além disso, o comércio deve manter suas portas fechadas, conforme  prazo prorrogado pelo Governo do Estado, a partir desta quarta-feira”, pontua o chefe do Executivo.

Como medida de enfrentamento, o Comitê avaliou a situação da Fundação Médico Social Rural, caso o município enfrente uma situação de emergência. “Discute-se na região, a aquisição de ventiladores mecânicos, mas não temos equipe médica suficiente para atuar, se for a necessidade. Dispomos apenas de leitos para isolamento, para casos mais graves dependemos de hospitais na região, por isso é necessário buscarmos medidas para que não fiquemos desassistidos caso venha a piorar o quadro desta pandemia”, avalia o diretor do Hospital, Valdir Hemkemeier.      

O prefeito Lindomar, que participou de uma reunião entre os prefeitos da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) por webconferência na manhã desta terça-feira (24), menciona que há o pedido para distribuição de recursos e destinação de novos leitos hospitalares, especialmente os de UTI. “Isso se justifica por ser a região Sul e a Grande Florianópolis as que concentram o maior número de registros de infecções com o vírus.   Outra espera são os kits de diagnóstico rápido, que irão acelerar processo, permitindo os municípios agirem imediatamente”, apresentou o chefe do Executivo. 

Também houve espaço para a troca de informações sobre ações sociais, como o atendimento a famílias de situação vulnerável.  Para estes casos, os encaminhamentos serão dados pela Secretaria de Assistência Social.  “É uma situação totalmente nova, mas é momento de unirmos todos os esforços a favor da saúde e bem-estar da população. A Saúde mantém apenas os atendimentos de emergência, pois precisamos priorizar a mitigação dos impactos decorrentes do COVID-19”, completa o secretário de Saúde e vice-prefeito, Neri Vandresen.          

O Município de Rio Fortuna ainda fará uma parceria com o Hospital para adquirir EPIs para os profissionais caso houver diagnóstico positivo para COVID-19.