Idosos serão os primeiros a receber vacina contra gripe

Inicia nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A campanha, que costuma ser realizada em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) e dos casos confirmados no Brasil. Além desta mudança, primeiro serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A mobilização segue até o dia 22 de maio, sendo 9 de maio, sábado, o dia “D” de imunização.  Em Rio Fortuna, o horário da sala de vacina na Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach Warmling, é das 08 às 12h, e das 13 às 17 horas. No município, cerca de 1.600 pessoas deverão ser imunizadas.   Como a equipe não irá realizar a vacina em domicílio, uma estrutura será montada para os grupos prioritários serem recepcionados na UBS, como preconizado pelo Ministério da Saúde.    “Como estamos vivenciando um momento diferenciado, em decorrência de medidas para evitar transmissão de coronavírus, a UBS contará com área arejada, com bastante espaço físico, e local com água e sabão para higienização pessoal. Além disso, os profissionais da enfermagem farão a assepsia dos pacientes, orientando, evitando formação de fila e aglomerações”, explica a coordenadora do setor de Epidemiologia e Sala de Vacina,  ElianeFregulia.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. “Assim como em anos anteriores, a campanha será dividida por grupos prioritários. A primeira etapa da campanha contempla esse público, em pessoas acima de 60 anos. Pedimos que após fazer a vacina, se digiram para suas casas imediatamente”, complementa a coordenadora.

A novidade para este ano é a inclusão de mais um grupo na campanha, os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até o ano de 2019, a vacina só estava disponível para os adultos com 60 anos ou mais. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.      

As etapas da Campanha de Vacinação contra a gripe serão as seguintes:

– 1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

– 2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.