Projeto de cidadania é apresentado ao Executivo
Alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima apresentaram ao Executivo um projeto de responsabilidade social, com a contribuição de sugestões de melhorias para o contínuo desenvolvimento de Rio Fortuna. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Lindomar Ballmann, na quinta-feira, 16 de agosto.
Durante o encontro, os estudantes apresentaram as propostas a partir dos vídeos que produziram buscando mostrar a realidade do município, enfatizando as conquistas e os pontos que precisam ser melhorados tanto por parte do poder público, quanto do cidadão. Temas como coleta de lixo, acessibilidade, transporte escolar, lazer, conclusão do Cedup e revitalização da rodovia SC-108, entre Braço do Norte e Rio Fortuna, foram destacados. “As sugestões apresentadas representam a preocupação de cada aluno, enquanto cidadãos que desempenham sua cidadania em prol da coletividade. É importante esta contribuição social, pois desperta a visão crítica e consciente”, esclarece Ballmann.
Mais do que propor melhorias, os estudantes também esclareceram dúvidas sobre as responsabilidades e competências do poder público. “Antes de almejar a expansão do município, temos que pensar em uma cidade organizada, com boas condições para viver e que ofereça qualidade de vida aos moradores. Fomos eleitos para servir a população, e não deixamos de medir esforços para atender as expectativas”, analisa o prefeito. “Embora seja definida como uma cidade pequena, em torno de 4.500 habitantes, Rio Fortuna sempre foi motivo de orgulho para o seu povo e reconhecida nacionalmente. Se chegamos neste patamar é graças ao trabalho de todas as gestões que administraram o Município” completa o chefe do Executivo.
O projeto coordenado pelas professoras Marléia Roecker e Édina Kulkamp, ministrado nas disciplinas de Língua Portuguesa e História, iniciou a partir da leitura do livro “Garoto Estranho”. “O conteúdo trata a necessidade de que todos tenham sua condição de cidadão respeitada, que cumpram seus deveres e cobrem seus direitos na esfera social. A partir disto, os alunos produziram um resumo ilustrativo e mural exposto nos corredores da escola e, em grupos, produziram vídeos, no qual o resultado foi apresentado durante este encontro com o prefeito municipal”, explica a professora Marléia. “Desta forma, pretende-se incentivar melhorias sociais e de práticas individuais, uma vez que a prática correta de cada cidadão é a receita para o bem comum”, destacam as professoras Marléia e Édina.
Os trabalhos confeccionados também foram expostos na ação da Semana da Família, no sábado, 18 de agosto.