Rio Fortuna recebe selo livre do analfabetismo

Rio Fortuna recebeu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) o “Selo de Município Livre do Analfabetismo”. A certificação é concedida aos municípios com o índice superior a R$ 96% da população, com mais de 15 anos, alfabetizada. O MEC leva em consideração os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Mery Willemann Medeiros, a conquista é resultado da dedicação de toda a comunidade escolar. “Não temos conhecimento de nenhum aluno em idade escolar que esteja fora das nossas escolas (municipal e estadual). Além disso, a EJA (Educação para Jovens e Adultos) é uma oportunidade para os adultos fora de idade escolar completarem seus estudos”, destaca a secretária. A EJA foi implantado em Rio Fortuna no final da década de 90.

A previsão é que 207 municípios brasileiros sejam contemplados com esta certificação até o final de 2014. O selo foi criado em 2007, com a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que prioriza a alfabetização de jovens, adultos e idosos.