“Lanche Saudável” é encerrado com experimentação de frutas

Com uma farta mesa de frutas para estimular a experimentação de alimentos, foi encerrado o projeto “Lanche Saudável” proposto durante o ano letivo na Escola Municipal Professor José Boeing. A atividade de encerramento ocorreu nos períodos matutino e vespertino nesta quinta-feira, 07 de dezembro, contemplando os estudantes do ensino infantil e fundamental.   

Concentrados no pátio da escola, os alunos conferiram atenciosamente uma apresentação do 1 º ano, com temas para a construção de hábitos alimentares mais saudáveis. Após, cada turma foi convidada a se servir.  Com uma variedade de pelo menos 11 frutas divididas em três estações, os estudantes seguiram as regras do projeto: experimentar pelo menos uma porção de fruta diferente.      

A nutricionista da unidade de ensino, Daiane Willemann, destaca que o propósito do projeto desenvolvido no decorrer deste ano foi proporcionar uma inovação no cardápio a partir de sugestões saudáveis vindas dos próprios alunos, despertando dessa forma o interesse na busca de práticas alimentares saudáveis.   “O Lanche Saudável consistiu em uma atividade de educação nutricional em que os próprios alunos planejaram em um dia do mês o que seria servido no lanche da escola. Todas as turmas de cada período determinaram o seu lanche”, explica a profissional.   

Além de realizar todo o planejamento, os alunos participam de uma oficina culinária desenvolvida para testar a receita escolhida, degustando o preparo ao final. “Foi uma experiência gratificante, onde foi possível atingir o objetivo de estimular as crianças a consumirem mais frutas e verduras nos lanches servidos na escola. O projeto despertou a curiosidade, e com a oportunidade de planejar o próprio lanche, percebemos que os alunos estão mais interessados em se alimentar de forma mais saudável”, completa a nutricionista.  

Além da melhoria no consumo de frutas e verduras, o “Lanche Saudável”, abordou os cuidados com a higiene, boas maneiras, organização, respeito e criatividade.