Inscrições para o Encontro de Estudos encerram dia 18

Interessados em participar do 2º Encontro de Estudos da Imigração Alemã no Vale do Braço do Norte tem até o dia 18 pra fazer a inscrição no evento. O Encontro será no dia 20, a partir das 8h, no Centro de Pastoral São Marcos. As inscrições devem, preferencialmente, ser feitas no Portal de Rio Fortuna, pelo endereço: www.riofortuna.sc.gov.br. Os participantes credenciados têm direito ao almoço, que será oferecido pela Prefeitura de Rio Fortuna.

Para iniciar o dia de estudos, o reitor da Unibave, Celso de Oliveira Souza, ministrará palestra sobre o Legado Documental e Histórico do Pe. João Leonir Dall'Alba. Na seqüência, o presidente do Instituto Cultural Pe. Vittorio Pozzo, Jucely Lottin, explanará sobre os aspectos históricos da Colônia Grão-Pará. "Rio Fortuna – Ocupação e Desenvolvimento da Colônia Conde D'Eu" será o tema abordado pelos professores Paulino Vandresen e Ignácio Ricken. Dom Jacinto Bergmann, bispo de Tubarão, ministrará palestra sobre os valores morais da imigração – o legado dos valores éticos.

No período da tarde, às 13h30min, o professor Silvestre Heerdt explanará sobre a "Educação e a formação profissional para a empregabilidade". Na seqüência, Anselmo Buss ministra a palestra com o tema "As matrizes econômicas regionais e o fomento público para o desenvolvimento regional". Para encerrar, Unisul e Unibave apresentam um painel.

O encontro é uma realização do Instituto Carl Hoepcke, em parceria com a Prefeitura de Rio Fortuna, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Unisul, Unibave e Diocese de Tubarão (Paróquia São Marcos).

2º Encontro de estudos sobre a imigração alemã: os Vales dos Rios Braço do Norte e Capivari

Data: 20/6/2008
Local: Centro de Pastoral São Marcos
Realização e Organização: Instituto Carl Hoepcke
Instituições parceiras: Prefeitura Municipal de Rio Fortuna, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, UNISUL, UNIBAVE, Diocese de Tubarão (Paróquia São Marcos).

8 horas – Recepção e credenciamento
8h30min – Abertura oficial com homenagem ao Pe. Dall'Alba (descerramento de foto pelo Bispo de Tubarão, Dom Jacinto Bergmann, e pela Presidente do Instituto Carl Hoepcke, Dona Annita Hoepcke da Silva)
8h50min – O Legado Documental e Histórico do Pe. João Leonir Dall'Alba (Celso de Oliveira Souza, Reitor da UNIBAVE)
9h15min – A Colônia Grão Pará – Aspectos Históricos (Jucely Lottin, presidente do Instituto Cultural Pe. Vittorio Pozzo)
9h40min – Rio Fortuna – Ocupação e Desenvolvimento da Colônia Conde D'Eu (Paulino Vandresen e Ignácio Ricken)
10h30min – Café
10h45min – Valores morais da imigração – o legado dos valores éticos (Dom Jacinto Bergmann, Bispo de Tubarão)
11h20min – Debates
12 horas – Almoço
13h30min – Educação e a formação profissional para a empregabilidade (Silvestre Heerdt)
14 horas – As matrizes econômicas regionais e o fomento público para o desenvolvimento regional (Anselmo Buss)
14h30min – Painel com Unisul e Unibave
17h30min – Encerramento do Encontro de Estudos
19h30min – Abertura da Expofortuna

Informações: (48) 3653-1155 com Tatiane

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.