Rio Fortuna recebe projeto Crê Ser

A Escola Municipal Professor José Boeing e a Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima mudaram a rotina entre os dias 15 e 20 de maio para receber o projeto Crê Ser. Mais de 200 alunos foram envolvidos no projeto, uma iniciativa de uma organização não-governamental alemã e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o apoio da secretaria municipal de Educação e colaboração dos professores envolvidos. O Crê Ser prevê a utilização das artes visuais como instrumento de liberação da criatividade e do fortalecimento a auto-estima. Os trabalhos, já concluídos, foram expostos no encerramento do projeto, na terça-feira, 20, na Sociedade Esportiva e Recreativa Florestal. O evento reuniu, além de alunos, pais, professores, diretores e autoridades.

Rio Fortuna foi a sexta, das sete cidades, a receber o projeto. Para a artista Sofia Camargo, coordenadora do Crê Ser, a cidade se diferenciou pela condição social das crianças: pela qualidade de vida da população, a maioria não se enquadra pode ser considerada carente. Sofia também fez questão de destacar a participação dos professores. "Eles dão uma atenção especial aos alunos. Os observam e conhecem bem. Também não oferecem resistência às novidades", comenta.  A artista faz um pedido: que os pais participem mais da vida escolar dos filhos. "De maneira especial, aqueles que não oferecem uma estrutura familiar convencional", acrescenta.

A expectativa da coordenadora é que o projeto continue agora, porém coordenado pelos professores que acompanharam a semana de trabalho. De acordo com a diretora de arte da FCC, Mery Garcia, a Fundação vai buscar cursos para trabalhar com os alunos. "Pelo que vimos aqui, o ideal paras as crianças de Rio Fortuna seria aulas de dança ou teatro", revela.

O projeto Crê Ser é desenvolvido por meio da Lei Estadual de Incentivo de Cultura – o Funcultural e prevê atividades em instituições de ensino públicas, uma mostra no Centro Integrado de Cultura (CIC), a produção de um catálogo e de um DVD. A última cidade a receber o projeto será Florianópolis. Sofia Camargo, uma brasileira que vive em Berlim, e o artista Thomas Klasen, responsável pela documentação audiovisual e fotográfica do projeto, também estiveram em Blumenau, Rio dos Cedros, Treze Tílias, Bom Jesus, Maravilha.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.