Ações para psicultura são apresentadas aos produtores de Rio Fortuna

Membros da Associação de Psicultores de Rio Fortuna (Apirf) estiveram reunidos na última quinta-feira, 30, no Pesque e Pague do Zato. No encontro foram divulgadas as ações que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, em parceria com o Sebrae e a Epagri, pretende realizar para expandir a produção de peixes de água doce na região. Estiveram presentes na reunião o gerente de programas e ações na área de agricultura e pesca da SDR de Tubarão, Luiz Osvaldo Coelho, profissionais da Epagri, o prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen, e o diretor de Agricultura, Aldo Vandresen.
O gerente regional da Epagri de Tubarão, Marcos Bora, explanou sobre a parceria entre as entidades. Bora destacou que o objetivo é expandir a atividade e conquistar o mercado exterior. Para isso, contam com o apoio da Secretaria Regional, que disponibilizou R$ 20 mil para serem aplicados em cursos e novas técnicas de manejo. Além do auxílio do Sebrae na profissionalização dos produtores e na divulgação dos produtos no mercado externo. O gerente também garantiu o auxílio técnico dos profissionais da Epagri.
Durante o encontro, o engenheiro agrônomo da Epagri, Paulo José Padilha, apresentou as principais metas para a psicultura na região de Tubarão. Dentre elas, destacam-se a adequação à legislação ambiental e a implantação da administração nas propriedades rurais. Outras metas são a promoção de ajustes tecnológicos, a qualidade da água para o cultivo dos peixes e a realização de cursos e seminários.
Para finalizar o encontro, o gerente de agricultura e pesca da SDR, Luiz Osvaldo Coelho, explanou aos associados sobre financiamentos e recursos disponíveis para aplicar na atividade. Também destacou a importância do associativismo para a vinda destes recursos.
Em 2004, foram produzidas na região mais de 1,8 toneladas de peixe. Atualmente, Rio Fortuna e Armazém são as cidades que mais se destacam na psicultura. A intenção é reestruturar a atividade em São Martinho, Braço do Norte e Santa Rosa de Lima, além de implanta-la em Grão-Pará, São Ludgero e Imaruí, cidades com potencial para a psicultura, mas que ainda não se organizaram.