Eletrosul mostra seus serviços à comunidade

A Eletrosul chamou a atenção dos visitantes da 5ª Expofortuna com uma maquete didática do setor elétrico. Apresentada pelo assessor de comunicação Juarez Antonio Barros, de Florianópolis, a maquete mostrou todos os processos de produção de energia em usina hidrelétricas, termoelétricas e eólicas. A conservação do meio ambiente também foi destacada pelo estande.

Fundada em 1968, a Eletrosul Centrais Elétricas é uma empresa do Grupo Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Seu sistema de transmissão e geração está localizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, área que abriga uma população de mais de 28,8 milhões de habitantes.

A Eletrosul conta com 19 mil torres, 68 mil quilômetros de cabo, nove mil quilômetros de linhas de transmissão, 33 subestações e outras 11 subestações em que opera ou presta de serviços de manutenção e uma conversora de freqüência na fronteira do Brasil com a Argentina.

Atualmente, a Eletrosul investe aproximadamente R$ 43 milhões na construção de uma hidrelétrica em Rio Fortuna, com duas turbinas, que terão a capacidade de 18 megawatts, sendo capaz de gerar mais de oito mil megawatts por mês. Essa energia é capaz de atender uma população de aproximadamente 110 mil habitantes.

A hidrelétrica está sendo instalada numa área de três quilômetros, na Barra do Rio Chapéu. "A Expofortuna foi uma oportunidade de estarmos junto à comunidade, que pôde conhecer um pouco mais sobre a Eletrosul, que atualmente se instala em Rio Fortuna", destaca Barros.

 

Fonte: Jornal Folha do Vale – Especial Expofortuna 2008, 27/6/2008