Proprietários de terrenos rurais já podem emitir o CCIR 2015-2016

O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) para o período 2015-2016 já está disponível. O comunicado é da Unidade Municipal de Cadastramento do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O novo certificado é emitido via internet e pode ser acessado pelo portal Cadastro Rural (www.cadastrorural.gov.br).

A emissão do CCIR 2015-2016 não tem custos e substitui o documento do período 2010-2014. “O que o proprietário vai pagar é uma taxa cadastral, cobrada pelo Incra. O CCIR 2015-2016 também pode ter valores de débitos da taxa de serviços cadastrais referentes a exercícios anteriores. Todos os valores estarão inclusos no boleto que será gerado pelo sistema”, informa o responsável pela Unidade de Rio Fortuna, Arlindo Bloemer. O engenheiro agrônomo destaca que o CCIR não será mais enviado pelos Correios para o endereço de correspondência do titular. O documento atualizado pode ser impresso pelo titular da propriedade ou posse do computador de casa. Basta acessar o endereço acima. Proprietários que não dispõem de acesso à internet ou de impressora, podem emiti-lo na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), que funciona junto à Secretaria de Agricultura, e em entidades parcerias, como sindicatos e cooperativas.
O responsável ainda lembra que o Incra está realizando o recadastramento dos imóveis rurais para adequação ao novo Sistema de Cadastramento de Imóveis Rurais. As alterações principais são: a inclusão do cônjuge e a vinculação ao Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF), em função do compartilhamento das bases de dados do Incra e a Receita Federal do Brasil.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3653-1847 ou em www.incra.gov.br.