Aedes Aegypti: essa luta é de todos nós!

 

O Aedes Aegypti é transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A única maneira de evitá-las é impedindo a proliferação do mosquito. Abaixo e nos documentos em anexo você encontra mais informações sobre as doenças e as formas de combater o mosquito. Faça sua parte e mantenha Rio Fortuna longe do Aedes Aegypti!

 

 

 

Dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital, podendo manifestar manchas vermelhas na pele. Algumas pessoas podem evoluir para formas graves da doença, apresentando manifestações hemorrágicas. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

 

Chikungunya

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O início dos sintomas ocorre de dois a 10 dias após a picada do mosquito, podendo chegar a 12 dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

 

Zika

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como o Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.

 

(Fonte: http://www.dive.sc.gov.br/)