PCH Barra do Rio Chapéu terá Simulado de Emergência neste sábado, 25

No próximo sábado (25.05), às 14 horas, a Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Rio Fortuna e a Defesa Civil Estadual de Santa Catarina, realizará o simulado de emergência da PCH Barra do Rio Chapéu. O treinamento é voltado para a população da comunidade Barra do Rio Chapéu, localizada na área de influência da barragem da hidrelétrica, no município de Rio Fortuna (SC). O exercício, que simula uma situação real de autossalvamento, corresponde à última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE). O objetivo é orientar as populações residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre as providências a serem tomadas em uma eventual emergência.

Como parte do simulado, assim que ocorrer o acionamento das sirenes de alerta, os moradores deverão sair imediatamente de suas residências e se direcionar até o ponto de encontro mais próximo. Rotas de fuga devidamente sinalizadas auxiliarão na identificação do trajeto. Equipes da Eletrobras CGT Eletrosul e da Defesa Civil estarão posicionadas para as orientações durante o treinamento.

“O simulado de emergência da PCH Barra do Rio Chapéu é um evento realizado de acordo com as leis e normas regulamentadoras que abordam o tema segurança de barragens. É uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a engenharia de segurança aplicada à barragem da Eletrobras CGT Eletrosul, evitando ocorrências e riscos”, destaca Nathan Socha, gerente da Divisão de Segurança de Barragens.

A Eletrobras CGT Eletrosul orienta que os moradores da Zona de Autossalvamento instalem em seus smartphones o aplicativo Alerta Individual, a fim de tornar o exercício mais próximo de uma situação real de emergência. O sistema notifica de forma rápida alterações no nível de segurança da barragem, indica as rotas de fuga e os pontos de encontro, além de estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e a população.

“É muito importante que as populações residentes no interior da Zona de Autossalvamento participem do treinamento, sigam as rotas de fuga e se dirijam aos pontos de encontro. O simulado foi programado para que os moradores da área de influência da barragem tenham conhecimento sobre os procedimentos de evacuação. Todas as informações do simulado serão registradas, avaliadas e utilizadas para melhoria dos procedimentos de evacuação da área”, complementa Socha.

A PCH Barra do Rio Chapéu opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada. O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulado de emergência.

PCH Barra do Rio Chapéu

Localizada no rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, a PCH Barra do Rio Chapéu iniciou operação em 2013 com duas unidades geradoras, que totalizam 15,15 MW. O projeto agrega soluções de engenharia para aproveitar o relevo acentuado do vale do rio Braço do Norte e obter mais eficiência energética com um reservatório menor, reduzindo o impacto ambiental e garantindo melhor desempenho operacional.

Assessoria de Imprensa | Eletrobras CGT Eletrosul