Lixo eletrônico tem destino correto em Rio Fortuna

O Município de Rio Fortuna é um dos parceiros do programa “Penso Logo Destino”, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a fim de conscientizar a população para o descarte correto de materiais recicláveis.  Na sexta-feira, 23 de setembro, a primeira remessa de lixo eletrônico recolhido nos últimos meses foi enviada para o descarte correto. Um total de 672 quilos de material que terão tratamento ambientalmente adequado.

Faz parte do programa a coleta de materiais como lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus.  Para dar o destino correto a estes itens, o IMA firmou parceria com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento no município.  Assim os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

“A participação e envolvimento da população serão fundamentais na promoção do descarte adequado dos materiais, por isso pedimos que todos aproveitem esta oportunidade e levem os materiais até os pontos fixos de coleta”, enfatiza o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e coordenador municipal do projeto, Alexandre Furnaleto Fernandes.

A coordenadora suplente do projeto, diretora geral de Educação, Karla Kaiane de Matos e uma das parceiras na implantação do mesmo, professora Heloísa Heidemann Wiggers, destacam que os pontos de entrega voluntária (PEV) são permanentes, ou seja, ficarão disponíveis o ano todo para que os cidadãos possam descartar os eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e pneus. “Cada local parceiro recebe determinado tipo de material para ser descartado. A lista com os pontos de coleta pode ser consultada nas redes sociais e site do Município de Rio Fortuna”, pontuam.

Além de realizar a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos, o Programa “Penso, Logo Destino” visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

Ele foi lançado em 2019 e contempla três fases: Logística Reversa; Estruturas para a implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicle, reutilize e que menos produza resíduos.