Estradas vicinais receberam melhoramentos constantes
A Secretaria de Transportes e Obras de Rio Fortuna tem realizado serviços de grande importância para os munícipes. Devido ao bom tempo que predominou nas últimas semanas, foi possível atender a várias solicitações e concluir os retoques na malha viária.
O responsável pelo setor, Romírio Schueroff destaca que, praticamente toda a malha viária do município, de aproximadamente 800 quilômetros, foi recuperada este ano com serviços de limpeza, alargamento, patrolamento e lastreamento de areão. “Nos últimos dias foi possível retocar os trabalhos que já foram realizados, garantindo assim a trafegabilidade durante o período mais crítico do ano em que as chuvas devem ser frequentes”, mencionou o secretário de Obras.
No último mês, os serviços se concentraram nas estradas gerais das comunidades de Rio Café e Morro do Gato. Nas localidades a pista foi patrolada e, em alguns locais mais críticos, alargada, permitindo maior fluidez e segurança no trânsito. Dois desvios também foram realizados nas referidas comunidades, alterando a rota em alguns metros. “O objetivo é sempre proporcionar mais fluidez, melhorando o trânsito local. Com as alterações nas vias, será dobrada a capacidade de fluxo, permitindo que dois veículos sigam simultaneamente”, resume Schueroff.
Em janeiro, a Secretaria de Transportes e Obras irá funcionar com escala de plantão, e em fevereiro retorna ao cronograma normal.
Panorama do ano
Durante o ano, o trecho do Centro até as comunidades de Rio Chapéu, Capoeirão, Bracinho e Rio dos Bugres foi revitalizado. Intervenções foram realizadas nas estradas gerais de Rio Bravo Baixo, Alto Rio Fortuna, Rio Claro e Rio Café. As estradas vicinais nas localidades de Rio Azedo, Rio Branco e Rio Indaial também foram beneficiadas com os melhoramentos. Além disso, mais de 30 pontes foram recuperadas e reformadas pela Secretaria de Transportes e Obras. A meta da administração é buscar recursos junto ao Governo Federal para possibilitar a recuperação de pontes danificadas, bem como a construção de novas. “A intenção é substituir pontes que são de madeira por pontes de concreto, com alargamento maior e mais segurança para o fluxo”, analisa o prefeito Lindomar Ballmann.
Além da zona rural, o perímetro urbano recebeu constantes melhorias no decorrer deste ano, como por exemplo, recuperação do paver (lajotas). Já a partir de julho, o serviço de limpeza pública foi terceirizado, sendo executado pela empresa Colina Comércio de Plantas LTDA, vencedora da licitação. A mesma realiza a limpeza de ruas e avenidas da cidade, além da pintura das faixas de pedestres, lombadas e meio-fio.
Ações comunitárias para realizar a limpeza de locais estratégicos também foram promovidas pelo secretário Romírio Schueroff, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e agradável sem muitos custos à Prefeitura. No Centro, o mutirão realizou a limpeza das vias no trecho de 1,6 quilômetros, próximo ao Centro Comunitário São Marcos; aos arredores da Avenida Sete de Setembro, no encruzo com a Rua Antônio Luciano Tártare. A comunidade também se uniu e realizou um grande mutirão no Centro de Educação Profissionalizante – Cedup, na Unidade Básica de Saúde, além da revitalização no jardim da Igreja Matriz São Marcos.