Jaguatirica é encontrada na Beira-Rio

Uma jaguatirica morta foi encontrada às margens da SC 482, próxima ao local de obras da PCH São Maurício. O animal foi encontrado pelo morador da Beira-Rio, Benoni Moreira, na manhã de segunda-feira, 14. Moradores do local relataram que nunca tinham visto animais dessa espécie na região.

A Jaguatirica, tambem conhecida como ocelote ou gato-do-mato, é um felino originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.

Sobre a Jaguatirica

Alimentação: Aves, répteis, roedores, coelhos, cutias, e pacas. Em cativero alimenta-se de carne picada e pequenos animais abatidos.

Curiosidades: A jaguatirica é o terceiro maior felino das Américas, perdendo apenas para o jaguar e a suçuarana.

Sua pelagem é curta e espessa, macia e toda pintada. Dourada na cabeça e no meio do dorso, sendo os flancos esbranquiçados e rajados de finas estrias e manchas redondas ou ovais, com pintas negras que se destacam sobre o fundo mais claro e que se juntam para formar anéis na cauda.

As manchas são mais destacadas nos machos. Esse gato selvagem é tão bravo que os colombianos o chamam de "tigrillo", isto é, tigrinho, enquanto para os paraguaios é "yaguaretá%u2011í", que quer dizer onça pequena.

A jaguatirica é noturna, passa os dias dormindo sobre as árvores e não perdoa um galinheiro, onde faz estragos com a pata, sua principal arma, guarnecida por unhas que o animal afia constantemente na casca das árvores. Só depois de derrubar a presa com uma patada é que a jaguatirica morde o pescoço da vítima, para acabar de matar.

Para garantir sua reserva de caça, a jaguatirica não permite a presença de competidores na área. A fêmea só deixa o macho entrar em seu território na hora de acasalar, mas expulsa o macho antes mesmo de ter os filhotes, que cria sem nenhuma ajuda.  Pode nadar muito bem e subir em árvores com facilidade.

Geralmente reproduzem-se durante os meses frios e os pequenos felinos são então amamentados e carregados pela mãe até estarem aptos a segui-la e caçarem sozinhos.

A família abriga-se em troncos ocos e grotas. Pode viver 20 anos, em média. O período de gestação é de 70 a 85 dias e nascem de um a quatro filhotes.

Jaguatirica ainda jovem pode ser domesticada, mas quando adulto suas garras crescem e seu temperamento já não é o mesmo. Por isso é difícil domesticá-la. Entre os felinos, a Jaguatirica é um dos poucos que anda em pares. É ágil para suas caças e caso sinta-se ameaçada esconde em árvores ou rios.

Alerta: Está ameaçada de extinção devido à caça predatória e a devastação de seu habitat. A jaguatirica já foi muito caçada para venda de sua pele e abatida no caso de invasão de fazendas com criações.

Fonte: Jornal "O Visor"