Agricultoras da região visitam propriedades de Rio Fortuna
Aproximadamente 40 mulheres agricultoras do projeto "Mulher Gerando o Desenvolvimento, Produzindo Organização na Agricultura Familiar", da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) visitaram Rio Fortuna no último sábado, 2. O objetivo era apresentar técnicas adotadas pelos produtores locais para aumentar a renda nas propriedades.
O encontro teve início com uma palestra de motivação, ministrada pelo engenheiro agrônomo extensionista da Epagri de Rio Fortuna, João Paulo Dornelles Reck. O profissional abordou temas como a importância da produção de alimentos para consumo próprio que, segundo ele, garante "renda, alimentação de qualidade e saúde para toda a família". Também falou sobre as técnicas de produção de pastagem e redução de custos na atividade leiteira. Na propriedade de Paulo Bloemer, no Rio Facão, o grupo pôde conhecer uma área de pastagem piqueteada e sobressemeada com espécies de inverno (trevo-branco, vermelho e o cornichão sobre o campo nativo e a missioneira gigante). Também receberam orientações do facilitador do projeto Microbacias 2, Arlindo Bloemer.
Em Rio Fortuna elas ainda visitaram a empresa de laticínios Bloemer e a produção de hortaliças agroecológicas no Condomínio das Cachoeiras. Em Grão-Pará conheceram a propriedade de Antonio Biancato Alberton, que trabalha com plantas medicinais (bioativas).
A visita foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Fortuna em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul).
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Rio Fortuna