Epagri elenca prioridades para o desenvolvimento rural de Rio Fortuna

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Rio Fortuna juntamente com outras lideranças do meio rural realizou uma reunião na sexta-feira, 22 de setembro, para deliberar assuntos relacionados à agricultura e realizar o plano plurianual das ações da Epagri.  Na oportunidade foram apresentados dados da atividade no município, bem como as tendências para a agricultura.  Os conselheiros ainda elencaram os pontos fracos e fortes do meio rural, e apresentaram algumas prioridades de trabalho para que a Epagri possa colaborar para o desenvolvimento rural/pesqueiro local.

A engenheira agrônoma e extensionista rural da Epagri de Rio Fortuna, Marcela Padilha, ressaltou que a agricultura familiar é uma das forças que move a economia do município, e a Epagri atua com a missão de proporcionar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. “São várias ações desenvolvidas para o produtor, visando o fortalecimento e consolidação das cadeias produtivas. Percebemos atualmente que uma das grandes tendências é o maior profissionalismo dos agricultores, onde se busca um melhor gerenciamento das propriedades para subsidiar as tomadas de decisões”, destacou. “Outro ponto que vem crescendo é a melhoria da eficiência energética e o desenvolvimento de novas fontes de energia, além da automação dos sistemas produtivos”, mencionou a extensionista.

Após apresentação dos dados referentes aos trabalhos da Epagri no município, e à agricultura, os participantes realizaram uma atividade em grupo que elencou as principais necessidades para o meio rural. As sugestões irão nortear o planejamento de trabalho da entidade para os próximos quatro anos.   “Ficaram definidas as necessidades de capacitação para gestão da propriedade, projetos voltados para a mulher agricultora, levar conhecimento e novas tecnologias aos agricultores, além de fomentar a preservação do meio ambiente e proporcionar mais oportunidades de cursos para os jovens”, explanou João Paulo Dornelles Reck, coordenador de Pecuária da UGT-8.

O prefeito Lindomar Ballmann reforçou a grande necessidade de ajuizar ações que beneficiem e melhorem a qualidade de vida dos produtores, além de incentivar o crescimento das propriedades. “São inúmeras as políticas públicas criadas que beneficiaram os agricultores familiares. Graças aos projetos, hoje temos agricultores capacitados principalmente em bovinocultura de leite e piscicultura, e a sucessão familiar ganha destaque em Rio Fortuna”, avalia o prefeito.  “No âmbito municipal, uma das prioridades é manter as estradas em boas condições para que os produtores possam escoar sua produção. Conseguimos a ampliação do programa Terra Boa, e protolocamos em Brasília um projeto para aquisição de patrulha mecanizada. Também é realizado o fornecimento de nitrogênio líquido e temos a Expofortuna, a feira que apresenta os potenciais agropecuários e os produtos do município e região. Com isso, nossa meta é valorizar cada vez mais esta classe empreendedora”, completou o prefeito Lindomar.