Município recebe carta para prevenção de desastres

O Município de Rio Fortuna foi um dos contemplados com a entrega de cartas geotécnicas de Aptidão à Urbanização. O prefeito Lindomar Ballmann e o coordenador municipal da Defesa Civil, Guilherme Moreira, participaram na quarta-feira, 28 de junho, de um treinamento realizado no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, onde receberam o documento que orienta nas questões de planejamento urbano com foco na prevenção de desastres naturais. O objetivo é auxiliar na edição e na revisão dos planos diretores, evitando assim a formação de novas áreas de risco.

Laboratório de Geoprocessamento (LabGeop) da UFSC, em parceria com o Ministério das Cidades, realizou a entrega e elaborou a metodologia para as cartas e o mapeamento nos municípios. Ao todo, serão contemplados 27 municípios, e na oportunidade, foram selecionados a receber Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Balneário Camboriú, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Ituporanga, José Boiteux, Luiz Alves, Navegantes, Palhoça, Presidente Getúlio, Rio Fortuna, Rodeio e São José.

A importância das cartas geotécnicas abrange desde o apoio as políticas urbanas bem como a implantação dos planos diretores. “O mapeamento norteia a ocupação adequada do território, evitando assim os desastres naturais, além de possibilitar uma maior organização de nossa cidade”, ressalta o prefeito Lindomar Ballmann.

Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Guilherme Moreira, as cartas de aptidão contém dados de magnitude relevante e significativos. “As mesmas vão auxiliar o setor de planejamento na tomada de decisões importantes e com segurança, principalmente para implantação de novos loteamentos e construções em áreas de risco”, friza.

As cartas foram entregues durante o II Seminário: Cartografia Geotécnica como Prevenção de Desastres Naturais no Estado de Santa Catarina. Além disso, foi ofertado um treinamento no período matutino para técnicos municipais sobre o uso do material cartográfico no ambiente web denominado Mapgeo.