Rio Fortuna é selo de ouro em alfabetização

Rio Fortuna conquistou o ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024. O prêmio reconhece e valoriza os esforços de secretarias estaduais e municipais na alfabetização de crianças, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 5 de dezembro, pelo Ministério da Educação.

Para a articuladora municipal do programa Criança Alfabetizada e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino, Franciélli Michels Soethe, a utilização de materiais complementares para a alfabetização, os projetos de incentivo à leitura e a oferta de aulas de reforço escolar contribuíram para que a Secretaria fosse contemplada com o reconhecimento máximo. A coordenadora destaca a preocupação da rede com os alunos que enfrentam dificuldades já no início da alfabetização. “Quando uma criança apresenta dificuldade de aprendizagem, já no primeiro ano, uma equipe multidisciplinar irá investigar as causas desta dificuldade para que a gente possa trabalhar adequadamente com ela”, explica. “O mesmo se repete no segundo ano, quando ocorre a concretização da alfabetização. Se a gente percebe que o aluno não consegue desenvolver a fluência na leitura, vamos investigar as causas e buscar as soluções para ajudá-lo”, complementa.

Além de detectar as dificuldades nas séries iniciais, a Secretaria de Educação desenvolve ações que estimulam o aprendizado e incentivam a leitura. “Oferecemos materiais didáticos complementares que auxiliam no processo de alfabetização, como jogos pedagógicos, fichas de leituras, tabelas de sílabas”, informa. “Realizamos o projeto ‘Chuva de livros’, transformando a escola em um espaço literário, com livros espalhados pelo pátio e corredores. O projeto ‘Viajando na leitura’ disponibiliza uma mala repleta de obras literária. Os alunos escolhem um título e registram suas interpretações”, menciona. Outro aspecto positivo é a realização do show de talentos na semana da criança, que permite que os alunos desenvolvam outras habilidades além das estimuladas em sala de aula.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, Vanuza Barcellos Nuncio, comemora o resultado. “Este selo é fruto de um trabalho dedicado, planejado e inovador. Parabenizo a articuladora Franciélli e toda uma equipe de profissionais comprometidos. Unidos, estamos cumprindo com excelência as diretrizes do Compromisso Nacional pela Alfabetização”, destaca.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento oferecido às secretarias estaduais e municipais que comprovarem, por meio de documentação, o cumprimento de critérios como a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e o Distrito Federal), a institucionalização e implementação da política de alfabetização e/ou ações no âmbito de crianças, a implementação das ações de formação de professores e gestores e a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. São três categorias: bronze, prata e ouro.