Novo foco do mosquito da dengue é localizado

Rio Fortuna está em alerta com a comprovação de um novo foco do mosquito Aedes Aegypti no centro da cidade. É o segundo em um período de um ano. A comprovação do novo foco preocupa as autoridades da saúde, que recomendam à população que redobrem os cuidados em suas residências. A área ao redor do foco também será acompanhada com maior intensidade nos próximos dias.

O primeiro foco do Aedes Aegypti em Rio Fortuna foi detectado no dia 16 de fevereiro de 2024, em outro ponto, também no centro da cidade. Em 2024 foram registrados sete casos de dengue em Rio Fortuna, todos alóctones, ou seja, contraídos fora da cidade. Em 2025 ainda não há registros da doença. O novo foco, porém, preocupa os responsáveis pelo controle de endemias. “Precisamos evitar que o mosquito invada a cidade. Uma vez que isso acontece, vamos ter que conviver com a doença aqui”, alerta a agente de endemias de Rio Fortuna, Morgana Vandresen.

Ações de conscientização dos moradores, bem como visitas às residências, tem sido intensificada pelo Programa de Combate ao Aedes Aegypti e pelos agentes comunitários de saúde. Quando necessário, a Vigilância Sanitária também é acionada.