Sala de Informática é inaugurada

Inaugurada na sexta-feira, 31, a sala de informática dos Programas ProInfo e Telecentro Comunitário. São 21 microcomputadores – com Internet banda larga – instalados na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, em Rio Fortuna.

Os programas têm como objetivo promover a inclusão digital nas comunidades que estão instalados, permitindo o acesso gratuito da população às tecnologias digitais e à Internet. "Para os alunos da escola estadual, será uma excelente ferramenta de pesquisa para trabalhos escolares", destaca o prefeito Neri Vandresen (PMDB). A sala, lembra Vandresen, também poderá ser utilizada pela comunidade em geral.

Foram dez equipamentos provenientes do programa ProInfo – Programa Nacional de Informática na Educação, do MEC, e outros onze do Telecentro Comunitário, do Ministério das Comunicações. Para que o programa fosse implantado, a Associação de Pais e Professores (APP) da escola estadual e a Prefeitura realizaram adequações na sala, principalmente na parte elétrica. O município também deverá disponibilizar um coordenador e dois monitores para acompanhar os usuários, além de ser o responsável pela manutenção do equipamento durante cinco anos.

Esta é a terceira sala de informática disponibilizada para a comunidade de Rio Fortuna nos últimos anos. Ainda no início de 2008, Rio Fortuna foi beneficiado com a implantação do programa Beija-Flor, que tem como objetivo a inclusão digital do produtor rural e sua família. E, em 2006, a Escola Municipal Professor José Boeing recebeu um laboratório de informática com 15 microcomputadores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Instituto Souza Cruz, com contrapartida e manutenção da prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.