Unidade de Saúde conta com farmacêutica

 

Desde fevereiro os pacientes que retiram medicamentos na Farmácia Básica da Unidade Sanitária recebem a orientação de uma profissional da área. A contratação da farmacêutica visa melhorar o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e implantar, no município, o programa Saúde Mental.

A farmacêutica Rosiane Effting, responsável pela farmácia da Unidade, explica que o profissional dá uma orientação mais detalhada sobre o uso correto da medicação prescrita pelo médico. "Ele também reconhece os efeitos colaterais e orienta o paciente de como proceder nestes casos", explica. O acompanhamento diminui os riscos de uma medicação errada. "O farmacêutico tem conhecimento para saber que tipo de doença o paciente tem e assim identificar melhor o nome do medicamento e de que maneira ele deve ser administrado, caso a prescrição seja difícil de entender", acrescenta.

A farmácia possui os medicamentos mais utilizados para o tratamento de diversas doenças como antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos, vermífugos, antiasmáticos, anticoncepcionais, além dos utilizados pelos grupos terapêuticos (diabetes e hipertensão).

 

SERVIÇO
A farmacêutica está à disposição para prestar orientações de segunda a sexta-feira. Nas segundas e sextas-feiras o atendimento é das 7 às 13 horas. Nas terças, quartas e quintas das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna