Atletas do Jesc recebem homenagem da Câmara de Vereadores

Os alunos-atletas que representaram Rio Fortuna nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) foram homenageados na Câmara de Vereadores em sessão realizada terça-feira, dia 13. Às alunas-atletas foram entregues medalhas de honra ao mérito. Aos alunos, de participação. Após a reunião da Câmara, alunos, professores e vereadores participaram de uma confraternização.
As atletas da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima foram agraciadas com a medalha de Honra ao Mérito pela conquista do segundo lugar na final do estadual de futsal feminino do Jesc. A equipe perdeu a final para as atletas da Escola de Educação Básica Luiz Trindade, de Xavantina, disputada em Ituporanga.
As alunas conquistaram a vaga para as finais após sagrarem-se campeãs da fase mesorregional litoral, também realizada em Ituporanga, entre os dias 2 e 10 de setembro. Durante a fase, venceram os jogos contra Joinville por w x o, Rio do Sul por 6 a 1, Blumenau por  7 a 1, Guabiruba por 7 a 1 e Jaraguá do Sul por 6 a 1. Com os resultados, disputaram a final contra Rio do Sul, vencendo por 3 a 2. A conquista do título de campeã mesorregional litoral garantiu vaga para a final estadual contra Xavantina, campeã do planalto oeste. Após um empate de 1 a 1 no tempo normal de jogo a disputa foi para os pênaltis, garantindo a vitória à Xavantina por 3 a 2.
Rio Fortuna também foi representado nas modalidades de futsal masculino e no atletismo feminino e masculino. No futsal, os alunos jogaram contra Blumenau, Criciúma e Rio do Sul, empatando as partidas em 3 a 3. Com os resultados não conseguiram a classificação para a fase final. No atletismo, ficaram em quarto lugar nos 75 metros rasos feminino, com a aluna Milena Buss Espíndola, sexto no salto em distância, com o aluno Carlos Herdt, e sexto no lançamento de dardo, com o aluno Dyonata Bloemer.
Os vereadores também entregaram medalhas aos professores Rogério de Oliveira Medeiros, Paulino Wiggers, Ana Mery Willemann de Medeiros e Terezinha Tenfen Dacorégio, que trabalharam na preparação dos alunos-atletas. Também homenagearam Tarcisio Willemann, apelidado carinhosamente de “avô da turma” e que acompanhou a equipe nos jogos em Ituporanga.
Durante seu pronunciamento, a professora Ana Mery Willemann de Medeiros destacou que os alunos além das conquistas também foram elogiados pela disciplina e educação dentro e fora das quadras. Aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido da prefeitura e da escola. Também destacou a colaboração e confiança dos pais, que permitiram que os alunos participassem dos Jogos.
O prefeito Neri Vandresen parabenizou os atletas e professores pelas conquistas. Também destacou o investimento da escola no esporte. A vereadora Rosiléia da Rolt Machado Wiggers, mãe de uma das atletas, destacou que a maior orgulho dos pais não está nas medalhas conquistadas, mas sim em saber que os filhos foram os mais disciplinados e educados dentro e fora das quadras.
Recepção: Na noite de sábado, 10, os atletas que representaram o município foram recepcionados com muita festa e fogos de artifício. Desfilaram em carro do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade, seguidos por dezenas de carros.