Rio Fortuna conta com exames gratuitos de ultrassom na cidade

Exames de ultrassonografia pélvica e obstétrica agora podem ser realizados em Rio Fortuna e gratuitamente. Isto graças a instalação do aparelho adquirido pela Prefeitura no início do ano. Ao todo poderão ser realizados 30 exames mensais.
De acordo com a secretária de saúde, Rosides Vandresen Tártare, por enquanto, o atendimento será realizado de acordo com a demanda. “Em agosto o médico atendeu apenas um dia, e em setembro já estamos agendando os exames para o dia 26”, informa. Rosides lembra que o agendamento para os exames podem ser feitos em qualquer dia da semana. A secretária lembra que é necessário apresentar a requisição médica, além de residir no município.
O equipamento foi instalado no consultório médico da Unidade Sanitária Central, porém com a ampliação do prédio, deve ganhar sala própria. O projeto para a obra, orçada em R$ 150 mil, já foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional. Inicialmente, a intenção era instalar o aparelho no hospital da cidade e desta forma atender também a população de Santa Rosa de Lima. Porém, seria necessário que os pacientes pagassem uma taxa para cobrir as despesas da fundação. “Para que o atendimento pudesse ser feito gratuito optamos em instalar o aparelho na Unidade Sanitária Central”, explica a secretária.
O ultrassom, no valor total de R$ 54 mil, foi adquirido por meio de um convênio assinado entre a secretaria de estado da Saúde e o Município. Do montante, R$ 40 mil foram repassados pelo Estado e R$ 14 mil pela prefeitura, sendo que a Câmara de Vereadores se comprometeu em pagar parte da contrapartida.