Campanha prioriza atualização das vacinas

A Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach, em Rio Fortuna, está de portas abertas para vacinar o público alvo da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.  A campanha começou na segunda-feira, 11 de setembro, e segue até dia 22 em todo o país.   Durante este período, serão oferecidos 16 tipos de vacinas para crianças e para adolescentes menores de 15 anos de idade.    

Em Rio Fortuna, os pais podem levar seus filhos para a atualização durante o horário de funcionamento da sala de vacina: das 07 às 13 horas. Segundo a técnica de enfermagem, Marli Ballmann, o objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação.    “Com a caderneta de vacinação em mãos, os profissionais de saúde avaliam se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, salienta a profissional.      

As vacinas oferecidas na campanha de multivacinação oferecem proteção contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, e contra o HPV.  “As vacinas oferecem proteção contra doenças virais e bacterianas, especialmente nos primeiros anos de vida, pois é quando as crianças apresentam maior suscetibilidade às doenças. Isso porque o sistema imunológico é mais fraco, justamente por não estarem com esquema ainda todo completo, por isso a necessidade de verificar atualização”, complementa Eliane Fregulia, enfermeira e vacinadora.   

O secretário de Saúde Neri Vandresen completa que as famílias cadastradas receberam as informações através das visitas realizadas pelos agentes de saúde.   “É importante que o público alvo compareça na Unidade Básica de Saúde para verificar se está com a situação vacinal em dia, pois a pessoa só estará imunizada contra a doença quando completar todo o esquema de doses recomendado”, reforça o secretário.    

O “Dia D” será realizado no sábado, 16 de setembro. Na ocasião, a Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach funcionará das 08h ao meio-dia e das 13h às 17h.