Rio Fortuna realiza seminário e jantar à base de derivados de leite

Na quinta-feira, 19 de junho, durante a semana comemorativas aos 50 anos de Rio Fortuna, foi realizado um seminário sobre "Mercados de leite e estratégias para aumentar a produção de leite no outono-inverno", seguido de um jantar de confraternização com pratos a base de derivados do leite.

O evento, que ocorreu na Sede Florestal em Rio Fortuna, foi organizado pela Epagri, em parceria com a Cidasc, prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Rio Fortuna (Acirf) e laticínios do município, e teve como objetivo incentivar melhorias na produção leiteira no outono inverno e também incentivar o consumo de leite e seus derivados.

O evento foi aberto por autoridades locais que ressaltaram a importância da produção leiteira para a economia da região. Logo após, o Médico Veterinário e Coordenador de pecuária da Epagri, Regional de Criciúma Marcelo Pedroso, ministrou sua palestra enfatizando principalmente as estratégias para reduzir a oscilação da produção leiteira ao longo do ano.

Após a palestra foi servido ao participante um delicioso jantar com pratos a base de derivados de leite como, por exemplo, lombinho de porco assado com requeijão. "Assim como eu, os participantes se surpreenderam com a variedade de pratos e não sabiam que dava para fazer tantos pratos com queijo e requeijão, já que o queijo não é muito comum na culinária alemã", afirma Felisberto Exterkoetter.

O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas entre produtores, técnicos e autoridades locais e regionais.

Fonte: Jornal Folha do Vale – Especial Expofortuna 2008, 27/6/2008