Vigilância alerta sobre objetos que retém água nos cemitérios

Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância alerta a população para cuidados necessários com vasos e utensílios utilizados nos cemitérios do município.  O cuidado deve ser redobrado no período de chuvas e calor, propício para o desenvolvimento do mosquito.

A agente de endemias do Município de Rio Fortuna, Morgana Vandresen, reforça que a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta com a população. “Em épocas chuvosas, os cuidados devem ser redobrados. Por isso pedimos que as famílias compareçam ao cemitério e verifiquem se não há água acumulada em vasos. Vamos aguardar uns dias, e após este período realizar um mutirão para retirar todos os vasos que estão no local”, orienta.

No município, a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária estão integradas para desenvolver ações necessárias para prevenção da doença.  “É importante que a população tenha consciência que a eliminação dos criadouros do mosquito é fundamental. Por isso pedimos para que seja feita semanalmente a conferência desses locais. A prevenção à dengue é um trabalho conjunto e continuo e tanto poder público e população precisam fazer sua parte”, completa a agente.

Ações como retirar os plásticos envolvendo arranjos de flores deixados no local; descartar sacolas nas lixeiras do cemitério e não pendurá-la nas árvores, como acontece com frequência; observar se o vaso possui furos na lateral e/ou fundo para o escoamento da água, e, caso não tenha, providenciar a perfuração; colocar areia até a borda de maneira que não possa acumular água são medidas que devem ser adotadas pelos munícipes.

“Reforçamos que nos dias de chuva, dependendo das estações, os cuidados devem ser tomados. Mas na verdade, precisamos ficar em alerta o ano inteiro e além disso as medidas de prevenção devem se estender, não apenas no local que moramos, nas áreas de lazer, no ambiente de trabalho, mas também em outros lugares da cidade”, explica o secretário municipal de Saúde, Lindomar Ballmann.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti que em 2022 já foi identificado em 233 municípios catarinenses, sendo que destes 134 são considerados infestados pelo mosquito. Além disso, já foram identificados 60.036 focos de Aedes aegypti até o momento em Santa Catarina. Por isso, diversas ações estão sendo programadas com o objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito.