Rio Fortuna de luto pela morte de Dona Detta

Rio Fortuna está de luto pelo falecimento da parteira que atuou durante décadas na cidade, Benedetta Ottersbach Warmling, ou simplesmente “Dona Detta”, aos 85 anos. A ex-parteira faleceu nesta sexta-feira, 27, em decorrência de problemas de saúde. O velório ocorre na Capela Mortuária Previne, ao lado da Igreja Matriz, com missa de corpo presente marcada para as 15h30min deste sábado, 28.

Natural da comunidade de Rio Café, interior de Rio Fortuna, Dona Detta começou a atuar como parteira no final de 1949, logo após a conclusão do curso de Enfermeira Obstetra, em Florianópolis. Com o esposo já falecido, João Batista Warmling, abriu a primeira farmácia da cidade, hoje administrada por um dos filhos. A enfermeira sempre foi referência para os moradores de Rio Fortuna quando o assunto era saúde. Era procurada por todos em busca de medicamentos e atendimentos para pacientes, muitos em estado grave.

Em uma época de poucos recursos – faltavam médicos, medicamentos, estradas e meios de transporte – Benedetta foi uma verdadeira guerreira no exercício da profissão que escolheu ainda criança: a de parteira. Percorreu longas distâncias de estradas e picadas, à cavalo, para trazer ao mundo muitos riofortunenses. Vários desses trajetos foram realizados durante os meses de gestação de seus oito filhos, ou carregando-os, ainda pequenos, consigo. Quando havia necessidade de cesárea, dona Detta acompanhava a gestante até Tubarão ou, mais tarde, até Braço do Norte.

A solidariedade também era uma marca de dona Detta. Nas casas, onde ocorria a maioria dos partos, ela costumava ajudar a preparar a comida para a família, costurava roupas para os bebês recém-nascidos, e buscava ajuda para as famílias mais necessitadas. “Naquela época a situação de miséria era marcante em algumas famílias. (…) Hoje, as mães gestantes tem toda a orientação e acompanhamento, inclusive auxílio-maternidade, e outros benefícios e cuidados na creche e tudo mais. Que bom! Fico feliz e realizada em poder viver e ver como a vida das pessoas melhorou”, declarou em depoimento ao livro “Rio Fortuna: Resgatando origens, cultivando valores, alicerçando o futuro…”, no ano de 2008.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Município de Rio Fortuna
Informações obtidas no livro “Rio Fortuna: Resgatando origens, cultivando valores, alicerçando o futuro…”