COVID-19: Primeira etapa de vacinação será concluída em agosto

O município de Rio Fortuna atingiu mais de 70% da população total imunizada com a primeira dose da vacina contra o Covid-19.  Para concluir esta primeira etapa do calendário, será realizada na segunda-feira, 23 agosto, um mutirão na Unidade Básica de Saúde, para imunizar adultos com 18 anos ou mais e pessoas dos grupos prioritários que ainda não tenham sido vacinadas.

O secretário municipal de Saúde, Lindomar Ballmann, destaca que o objetivo é aplicar a primeira dose na população adulta até o fim deste mês, cumprindo a projeção estabelecida pelo Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19. “As pessoas que ainda não tomaram a vacina serão convocadas a irem até a Unidade Básica na próxima segunda-feira, com a carteira de vacinação em mãos, para receber a dose da vacina. Nosso objetivo é a imunização total da população, por isso a meta é concluir a primeira etapa do calendário na próxima semana”, esclarece Ballmann.

No município, o setor de Imunização atua com agendamento nominal, o que garante que a maioria do público alvo compareça a Unidade de Saúde para receber a imunização contra a Covid-19.  “Até o momento não houve problemas de recusas, pois a população é convocada com data e horário marcado. O ritmo da vacinação pode ser um pouco mais lento, mas a eficácia da cobertura vacinal é maior”, defende Ballmann.

Até 20 de agosto, Rio Fortuna atingiu a marca de 74,72% do público-alvo que tomou a primeira dose contra a Covid-19; e 31,67% com a segunda dose ou dose única.  No total, 4.885 doses da vacina já foram aplicadas.  “Também está sendo muito rápida a vacinação de segunda dose. Vale destacar o trabalho e esforço dos profissionais da Saúde que não deixaram de medir esforços para cumprir a organização do calendário e chegar a estes índices; bem como agradecer a população que colaborou e compareceu conforme os agendamentos previstos. A vacina é essencial para a proteção de todos, mas não podemos deixar de seguir os protocolos básicos”, completa o secretário municipal de Saúde de Rio Fortuna.