Produtores rurais têm acesso gratuito a calcário agrícola

Com o intuito de possibilitar e incentivar as melhorias no solo e por consequência nas culturas agrícolas, a Secretaria do Estado da Agricultura de Santa Catarina em parceria com a Epagri, Municípios de Santa Catarina e Cooperativas, realiza o Programa Terra Boa, que disponibiliza calcário direto ao produtor gratuitamente.  Para Rio Fortuna estão disponíveis 1,6 mil toneladas, limitado a 30 toneladas por produtor, conforme recomendação da análise de solo.   

De acordo com engenheira-agrônoma e extensionista rural da Epagri, Marcela Padilha, os agricultores interessados em adquirir calcário poderão acessar o programa apresentando o CPF, bloco de notas (para verificação da validade da DAP), e a análise de solo dos últimos dois anos, no escritório da Epagri. “Quem tem interesse de acessar essa política pública dos insumos deve encaminhar o quanto antes a análise de solo caso não tenha, necessária para ser beneficiado” pontua Marcela. 

A análise do solo, critério indispensável para adesão ao programa, é realizada pela Epagri. Segundo Marcela, por meio da análise do solo é possível diagnosticar a quantidade necessária de calcário por hectare, para a correção da acidez. “Para o efeito de correção de acidez o calcário leva em torno de 90 dias. Por isso é importante planejar sua utilização com antecedência”, explica a extensionista rural.   “Além disso, é fundamental realizar a análise de solo das áreas agricultáveis, pois assim se consegue quantificar os níveis de fertilidade e correção necessárias. O nosso município tem como base econômica a produção agropecuária, e estas ações são importantes para fomentar a produtividade nessas propriedades”, completa.  

Considerado um dos principais insumos para o manejo da lavoura, o calcário auxilia o agricultor na preparação química do solo para o plantio de diferentes culturas. Interessados em obter o acesso gratuito ao material devem procurar o escritório da Epagri, que fica localizado na Casa do Colono. Para maior comodidade os atendimentos acontecem preferencialmente nas segundas-feiras das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone 3651-1875.

RETIRADA DO CÁLCARIO

O secretario municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghezan Zanelato, explica que, com a análise do solo e os demais documentos em mãos, é possível obter a liberação da guia de retirada do calcário. “O agricultor ainda conta com o subsídio de frete, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para transportar o material até a propriedade. O subsidio no valor de até R$ 300,00 reais por carga de calcário e  até 2 cargas por produtor ou bloco de notas”, explica.

Para acesso ao transporte, basta o produtor apresentar: CCIR, ITR,nota fiscal do calcário, nota fiscal do frete do calcário, nota de produtor e conta bancária para pagamento. “O subsídio é pago depois que o produtor já adquiriu o calcário, ou seja, o pagamento é feito diretamente ao produtor quando atendidas as exigências legais”, pontua o secretário de Agricultura.  “São ações como esta que auxiliam nossos produtores e visam otimizar as atividades agropecuárias” destaca Zanelato.

Os interessados podem entrar em contato pelos fones 3653-1847 das 07 às 13 horas ou 991128386 durante todo o dia.