Combate a dengue deve ser contínuo

O Município de Rio Fortuna aderiu às ações da Semana Estadual de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que se estenderam até o dia 5 de dezembro. Campanhas de conscientização foram realizadas pelo setor e a população recebeu dicas através das agentes de Saúde. O objetivo é chamar a atenção da população para o problema da dengue no estado e incentivar a eliminação dos criadouros do mosquito. 

Segundo a agente de Endemias do Município de Rio Fortuna, Denise Correa, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser contínuas. “Mas requer um cuidado especial, ainda mais porque estamos perto do verão, época chuvosa e de calor, propícia para a reprodução Aedes aegypti”, lembra a profissional. 

A recomendação é que cada munícipe fazer com que cada um cuide do seu ambiente, eliminando locais que possam acumular água. Conforme resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de novembro deste ano, revela que os pequenos recipientes (38,1%), como pratinhos de plantas e baldes, são os principais potenciais criadouros do Aedes aegypti em Santa Catarina. Em seguida, aparecem o lixo e a sucata (25,7%). No total, foram inspecionados 88.755 depósitos no estado. Os dados completos do LIRAa são divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.   

A agente de Endemias ainda lembra que o ano de 2020 foi marcado pelo registro do maior número de casos de dengue em Santa Catarina. “Nosso município não contou com nenhum foco e e para que possamos continuar com estes dados  não devemos relaxar nas medidas de prevenção. Eliminar locais que possam acumular água é a melhor estratégia sempre, porque os ovos do Aedes aegypti sobrevivem mais de um ano nesses recipientes, mesmo sem água”, alerta a profissional.