Convênio é assinado com Hospital de Rio Fortuna

O convênio de cooperação no valor de R$336 mil foi assinado entre o Município de Rio Fortuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, Gestor do SUS Municipal, e a Fundação Médico Social Rural de Rio Fortuna, nesta sexta-feira, 04 de janeiro. O repasse de recursos financeiros ao hospital será realizado no decorrer do ano, em 12 parcelas de R$28 mil.

O documento foi assinado pelo prefeito Lindomar Ballmann, vice-prefeito e Secretário de Saúde, Neri Vandresen, e pelos membros da diretoria do Hospital, o presidente Volnei Exterkoetter e o diretor Valdir Hemkemeier. O valor, que tem participação da Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, destina-se ao pagamento dos profissionais médicos para manutenção do plantão 24 horas, sobreaviso médico ambulatorial e procedimento médico hospitalar. “Através da parceria com o Legislativo é possível este repasse que dá fôlego a administração do hospital. Sabemos que é referência não só no município e região pelo bom atendimento prestado, e por isso temos o compromisso de garantir atenção integral à saúde da população”, relata o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling, destaca a iniciativa do Executivo em encaminhar o projeto de lei ainda em 2018, antes do recesso do Legislativo. “Como nos demais anos, os vereadores aprovaram a concessão do auxílio financeiro, conscientes da antecipação dos encaminhamentos para que o convênio pudesse ser assinado já no início deste ano e o hospital ter este repasse indispensável nos meses de menor fluxo financeiro”, justifica Warmling.

Para os membros da diretoria da Fundação Médico Social Rural, Volnei e Valdir, as parcerias com o poder público, sociedade, e Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte –(Cerbranorte), são fundamentais para garantir o atendimento à população, seguindo os princípios e diretrizes do SUS, de forma gratuita e integra, na área de urgência e emergência, além de outras despesas e serviços.  “As dificuldades financeiras existem e pela primeira vez estamos conseguindo fechar os balanços com saldos positivos, graças as contribuições e parcerias”, avaliam. “Nossa responsabilidade com a saúde da população é contínua e só temos que agradecer mais uma vez a gestão pública que se preocupa, e nos fornece condições para garantir o desenvolvimento dos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reconhecem os diretores.