Recursos garantidos para a Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Fortuna é uma das entidades do Estado a ser contemplada com o repasse extra de recursos, viabilizados por intermédio do deputado João Rodrigues (PSD).  O compromisso foi anunciado pelo parlamentar na segunda-feira (13), durante uma reunião com prefeitos e presidentes de Apaes de Santa Catarina na Fundação Catarinense de Educação Especial.

O recurso, na ordem de R$17,4 mil, será destinado à Apae até o próximo mês,  e será utilizado para a manutenção das atividades da unidade em Rio Fortuna.  “Dependemos de outros auxílios extras, pois os convênios firmados com as prefeituras de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Fundo Social e SUS, não são suficientes para saldar as despesas fixas mensais da instituição. Esse recurso é muito bem vindo e irá complementar a nossa receita”, defende a diretoria da escola especial. “Sem os repasses de recursos não conseguiríamos prestar serviços de qualidade com uma equipe qualificada que dispomos hoje. Além do atendimento aos alunos, a Apae dispõe de um corpo clínico especializado, com sete profissionais prestando serviços de reabilitação”, completa o presidente, Dionísio Willemann.  

O Prefeito Lindomar Ballmann ressalta a importância das parcerias para o efetivo funcionamento das entidades riofortunenses. “Tanto a Apae, como o nosso Hospital, tem cunho filantrópico, e enfrentam dificuldades financeiras. Através de convênios, a Prefeitura repassa recursos,  mas as demais parcerias são importantes para complementar o aporte financeiro para o custeio de despesas”,  explica o chefe do Executivo. “Só temos a agradecer o deputado que se sensibilizou com a causa e se comprometeu com este importante repasse”, frisou.     

A Apae de Rio Fortuna atende atualmente 44 usuários, sendo 11 do município de Santa Rosa de Lima.  A parceria com a Cerbranorte – que repassa mensalmente recursos a entidade – bem como as contribuições voluntárias dos munícipes, promoções sociais e pedágio, complementam a receita da escola especial.