Sexta-feira com risco de temporal em SC

Na sexta-feira (09/08), o tempo muda em SC, com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre a madrugada e manhã do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido à chegada de uma frente fria. Aviso: risco de temporal isolado com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento. A partir do fim de semana declínio acentuado de temperatura
No sábado (10/08), tempo instável melhorando a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste. Atrás dessa frente fria, uma massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil. Aviso: declínio acentuado da temperatura e, com a combinação do frio e umidade há pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas altas da serra catarinense, onde há previsão de temperatura entre 0°C e 3°C, na tarde e noite. Observação: para frio intenso à noite especialmente no Planalto Sul.
No domingo (11/08), a instabilidade se afasta. Aviso: o ar mais seco favorece a condição de geada moderada a forte nas áreas altas do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, onde a temperatura mínima fica próxima de 0°C e negativa. No Litoral Sul e Grande Florianópolis (áreas mais altas) também pode ocorrer geada fraca.
Entre a segunda e a terça-feira (12 e 13/08), mais uma frente fria avança por SC, provocando chuva e na sequência frio intenso. Atenção: risco de temporal com descarga elétrica e rajadas de vento forte. Na terça-feira (13/08), atenção: retorna a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul, com geada a partir da quarta-feira (14/08). (Fonte: Epagri/Ciram)


Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde.

Defesa Civil
Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil