Rio Fortuna realiza série de Tardes de Campo nas Microbacias

A epagri em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura realizou três tardes de Campo de Produção de Leite a Pasto e Mineralização do Gado Leiteiro. Os eventos, que foram viabilizados com recursos do projeto Microbacias, tiveram o objetivo de incentivar melhorias no manejo da alimentação dos animais visando a redução dos custos de produção.

Os eventos aconteceram durante o mês de novembro. A Primeira tarde de campo foi realizada dia 11 ma Comunidade Rio Bravo Baixo na propriedade de Cirineu Schueroff, a segunda tarde ocorreu dia 12 no Rio dos Bugres na propriedade de Volnei Schmoeller. Já a última ocorreu dia 14 na Comunidade Capoeirão na propriedade de José Ludvig Boeing. Inicialmente o Engenheiro Agrônomo Coordenador de Pecuária da Regional da Epagri de Tubarão Inácio Trevisan, deu uma palestra sobre a mineralização das vacas leiteiras, enfatizando os diversos tipos de sal mineral e o manejo mais adequado para satisfazer as necessidades nutricionais dos animais. O uso correto de mineral evita uma série de problemas sanitários e consequentemente reduz os gastos com medicamentos, afirma Trevisan.

Após está etapa foi percorrido as áreas de pastagens implantadas nas propriedades. Os agricultores puderam verificar as áreas plantadas com pastagens de inverno, trocando experiências entre si e com o s técnicos presentes.  As nossas pastagens estão melhorando a cada ano depois que iniciamos a divisão do pasto, adubação do solo e o plantio de trevo, afirma a agricultora Angelina Schnoeller.

Participaram de cada reunião aproximadamente 15 produtores, além de técnicos e lideranças locais, que discutiram ativamente sobre as alternativas apresentadas para melhorar a produção de leite a pasto. Também participaram do evento o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Rio Fortuna e o facilitador de Microbacia Jaison Buss.

Fonte: Epagri de Rio Fortuna/ Engenheiro Agrônomo João Paulo Dornelles Reck.