Colegiado da Defesa Civil se reúne em Rio Fortuna

O colegiado da Defesa Civil, que reúne representantes dos 18 municípios afiliados à Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) se reuniu no Município de Rio Fortuna nesta quinta-feira, 19 de outubro, para discutir ações do setor.

Entre os principais temas debatidos pelo grupo foi o lançamento do serviço de alerta por SMS, o qual tem como objetivo avisar o cidadão sobre fenômenos meteorológicos que possam significar um risco para a região. O coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Martins Cardoso, explicou que o serviço começou a ser expandido na última segunda-feira, 16 de outubro, e a população pode se cadastrar de forma gratuita. “Para receber notificações de previsões do tempo basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Basta enviar um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento ”, mencionou durante a reunião.

O colegiado que teve suas funções reativadas este ano, se reúne mensalmente. O município de Rio Fortuna foi pela 1º vez anfitrião do encontro. O presidente do colegiado, o coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Fortuna, Guilherme Moreira, destaca que as reuniões são essenciais para avaliar os trabalhos das equipes. “São encontros onde os coordenadores dos municípios trocam experiências, novidades e ações do setor. Estamos nos preparando agora para o verão, onde a ocorrência de eventos climáticos é maior. Por isso o lançamento do serviço SMS vem ao encontro desta premissa, informando o cidadão sobre a situação de sua localidade, além de alertar como o mesmo deve proceder em determinadas ocorrências”, analisa.

A próxima reunião do colegiado será realizada em Capivari de Baixo.