Preparativos para o desfile cívico a todo vapor em Rio Fortuna

Os preparativos para o desfile cívico de 7 de Setembro já estão em andamento em Rio Fortuna. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que deu início aos ensaios na sexta-feira, 18 de agosto, com os estudantes da rede municipal de ensino.

Ao som da Fanfarra Municipal Professor “Francisco Agostinho Wiggers”, os alunos mostraram à comunidade riofortunense uma prévia do evento que chama a atenção pela organização e apresentação de temas relevantes.    O segundo ensaio será nesta terça-feira, 22 de agosto. Ambos acontecem nos turnos matutino e vespertino. 

Segundo o secretário de Educação, José Lembeck, toda a rede está comprometida com o desfile cívico e a expectativa é positiva. “Já estamos com a organização bem avançada, conversamos com alguns grupos e instituições do município para participarem do evento e no decorrer da semana confirmarão presença”, menciona o secretário. “Além dos estudantes, destaca-se a presença de grupos de cavaleiros, da 3ª idade, desportistas, balé, entre outros, que conferem um brilho a mais para o desfile”, complementa Lembeck.

Já no dia 01 de setembro será realizado o ensaio geral com os alunos da rede municipal e estadual de ensino. A atividade abre as comemorações da Semana da Pátria e é organizada pela EEB Nossa Senhora de Fátima. O desfile cívico acontece em 07 de setembro, uma quinta-feira, com cerimonial de abertura às 08h30min no pátio da escola estadual.  

Fanfarra abrilhanta desfile

A Fanfarra Municipal Professor “Francisco Agostinho Wiggers” é a responsável por abrilhantar o desfile cívico com sua imponente apresentação.   Composta por 56 membros, neste ano vai às ruas no dia 07 de setembro com novos equipamentos. Segundo a coordenadora, professora Mayane Mattei Beckhauser, foram adquiridos 12 pratos, 03 peles, 10 talabartes, 1 caixa de repique e 10 esteiras. “A nossa preocupação é com a qualidade da apresentação, pois a fanfarra é responsável por dar o ritmo ao desfile. Por isso a necessidade de novos equipamentos que vão contribuir para a melhoria do som”, ressalta a coordenadora. 

Desde o mês de maio a fanfarra realiza ensaios periódicos. “Agradecemos a cada integrante, que de forma voluntária, se compromete com nosso evento e dá o melhor de si para fazer uma bela apresentação. Estamos ansiosos para o evento”, pontua a professora.

Para o dia 07 de setembro está programada a tradicional alvorada, onde Rio Fortuna acorda ao som da fanfarra. É uma tradição anual do grupo em levar animação às ruas horas antes do desfile cívico.