Profissionais da Educação participam de Formação Continuada

De 19 a 21 de julho, profissionais da rede municipal de educação de Rio Fortuna participam do curso de Formação Continuada para Docentes. O plano é executado pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e tem como objetivo principal discutir sobre questões inerentes ao trabalho pedagógico no que concerne o Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional, avaliação de aprendizagem e planejamento didático.

No primeiro dia do curso, realizado no Centro de Pastoral São Marcos, as temáticas trabalhadas abrangeram o PPP e avaliação no contexto da Educação Básica. Já nos demais dias, a formação acontece na Escola Municipal Professor José Boeing, com realização de oficinas. Nesta quinta-feira, 20, os gestores, professores e estagiários deliberam sobre Lúdico e Aprendizagem; Arte educando na educação infantil; Metodologia e conteúdo de Geografia, e Planejamento e Currículo. Para encerrar o aperfeiçoamento na sexta-feira, 21,  serão expostas Metodologias e Conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática.

O Secretário de Educação José Lembeck afirma que a proposta da Formação Continuada surgiu das demandas apresentadas pelos docentes da rede municipal de ensino. “Sentiu-se a necessidade de aprofundar conhecimentos a respeito do processo de avaliação e do Projeto Político Pedagógico. O curso oferece estas discussões com oficinas que capacitam ainda mais nossos professores para atuarem em sala de aula”, expõe o secretário de Educação.

Para a diretora geral de Educação, Karina Rech Ballmann, a formação é uma oportunidade para refletir as metodologias de ensino aplicadas tanto na Escola Municipal Professor José Boeing, Centro de Educação Infantil (CEI) Analíria Willemann de Freitas e CEI Cantinho da Criança. “Rio Fortuna figura com índices bons de Educação e é importante manter a qualidade do ensino. O Ideb 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais da rede municipal atingiu a meta, alcançando a nota 5,9. Este é o principal indicador da qualidade da educação básica, e mostra que o desafio em Rio Fortuna é buscar garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado”, complementa Karina.  “Por isso a importância de ofertar cursos de aperfeiçoamento para que o profissional sinta-se cada vez mais preparado para atender as propostas que vão surgindo”, finaliza a diretora.