População festeja 59 anos de Rio Fortuna

Rio Fortuna completou na última quarta-feira, 21 de junho, 59 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a administração municipal promoveu em conjunto com a Câmara de Vereadores uma festa no Centro Comunitário São Marcos, com diversas atrações.

Além do concurso que elegeu a nova Rainha e Princesas, o evento em honra ao aniversário de Rio Fortuna ainda contou com baile com a dupla Gilberto e Adriano, brinquedos para as crianças e apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Professor José Boeing. “A festa é uma forma de valorizar não só a conquista da emancipação do município, mas também o seu progresso. Enquanto administração pública vamos dar sequência aos trabalhos dignos de merecimento do povo e assim contribuir para a história”, estima o prefeito Lindomar Ballmann.

Embora seja definida como uma cidade pequena, em torno de 4.500 habitantes, Rio Fortuna sempre foi motivo de orgulho para o seu povo e é reconhecida nacionalmente pela excelente qualidade de vida.  “São muitas características que descrevem nossa cidade. Mas a principal delas é seu povo trabalhador, guerreiro, com espírito fraterno e muito hospitaleiro. Nossa economia também se destaca e vem crescendo nos últimos tempos. Que tenhamos mais 59 anos de conquistas para comemorar”, refere o vice-prefeito Neri Vandresen.

O presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Heidemaan, destaca que a emancipação de Rio Fortuna foi uma grande conquista em 1958. “A partir de então, passou a ter independência administrativa e mais verbas. Todos os prefeitos e vereadores já eleitos contribuíram para história do município, e com certeza trabalharam incansavelmente para atender aos anseios da população.  Nosso município se desenvolveu nestes 59 anos, fruto dos projetos das administrações e do trabalho de nosso povo, guerreiro e persistente”, enaltece.

Rio Fortuna, que foi colonizada predominantemente por imigrantes alemães, economicamente sempre possuiu características agrícolas, mas nos últimos tempos vem crescendo no setor industrial e do comércio, principalmente no ramo de laticínios e moveleiro.

Nova Realeza é eleita para representar Município

Durante as festividades alusivas aos 59 anos de emancipação, Rio Fortuna conheceu as suas novas representantes. Pelos próximos dois anos  Andrea Isadora Rosing, rainha; Natalia Ricken, 1° princesa e Juliane Back, 2° princesa, terão a missão de promover e divulgar o Município em seus eventos, como a Expofortuna e a Gemeindfest, dentro e fora da cidade, durante o período de seu mandado, previsto para terminar em 2019.

Ao todo oito candidatas se inscreveram para participar do concurso de Rainha e Princesas: Andrea Isadora Rosing, (20); Larissa Heidemann, (16); Natália Ricken, (17); Juliane Back, (16); Letícia Herdt, (16), Jayne Vandresen Marques, (16); Maria Franciele Roecker, (15) e Joyce Vandresen Marques, (22). Sob olhares de oito jurados, as moças desfilaram pela passarela em trajes social e alemão, sendo avaliadas pela espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física, charme e desinibição e capacidade de articulação verbal.

Rainha eleita, Andrea Isadora avalia que o resultado foi surpresa, pois desfilou ao lado de fortes candidatas. “Me inscrevi no último dia, após familiares e amigos me motivarem bastante, pois no início nem imaginei participar do concurso. Será uma honra representar Rio Fortuna, que se destaca pela qualidade de vida e por seu povo guerreiro e trabalhador”, enaltece a estudante. “Participar do concurso já foi um desafio,  e daqui pra frente vou me preparar muito para poder divulgar o município. Espero chegar perto da confiança em mim depositada”, complementa a nova Rainha.

Participar do concurso era o sonho de Natalia Ricken, eleita pelos jurados como 1ª Princesa. “Sempre tive o desejo de poder representar o município, mas não esperava este resultado, afinal, todas as candidatas eram bonitas e com potencial. Me senti um pouco insegura, apesar disso entrei confiante na passarela para ser bem avaliada pelos jurados”, descreve Natalia.  “A expectativa é grande com este novo compromisso e espero desempenhar o máximo para promover nossa bela cidade”, completa a jovem.

Segunda princesa, Juliane Back menciona que o orgulho que tem pelo município e o apoio de familiares e amigos a motivou a participar do concurso. “É uma experiência gratificante, e apesar do resultado, todas acabam ganhando. Tenho muito orgulho em ser de Rio de Fortuna e acredito que será maravilhoso representar a cidade. Espero que esse desafio seja tão bom quanto imagino”, avalia Juliane.