Prefeito participa da 20ª Marcha dos Municípios, em Brasília

Durante esta semana, de 15 a 18 de maio, o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, participa, com outras centenas de líderes, da 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O movimento, que esse ano leva o tema “O Brasil em Reformas”, tem como objetivo reunir prefeitos dos 5.568 Municípios brasileiros em favor dos interesses das cidades.

Dois anúncios importantes realizados até o momento chamaram a atenção sobre as dificuldades financeiras dos municípios. O primeiro trata de uma Medida Provisória (MP) assinada no evento pelo presidente do Brasil, Michel Temer, que amplia o prazo de parcelamento da dívida dos municípios com o INSS que pode ser agora de até 200 meses. “Esta, talvez, seja a solução para os municípios que estão com problema de certidões negativas, pois implica no recebimento de emendas voluntárias, que não é o nosso caso. Hoje já existe um parcelamento firmado entre o Município de Rio Fortuna e o INSS, que está sendo pago em dia”, analisa o prefeito Lindomar.

Outro aspecto positivo, segundo o chefe do Executivo, trata da sinalização da Caixa Econômica Federal para financiamentos para a realização de obras. “Este assunto com certeza nos interessa, e ao retornar para a cidade, será discutido com nossa equipe de governo”, destaca Ballmann. “A intenção é enviar projetos na área de pavimentação ou construção de pontes, pois sozinho, o Município não consegue arcar com as despesas para realizar obras que irão beneficiar a todos. A realidade financeira preocupa e, por isso, é importante buscar convênios e parcerias para que as benfeitorias saiam do papel”, complementa.

Durante a Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, centenas de líderes aproveitam o momento para realizar cobranças junto aos ministros e ao presidente da República, Michel Temer.  “Entre tantos temas, destacam-se os programas do governo que estão com repasses em atraso, além dos valores que não são reajustados durante a execução dos projetos. Por isso, um de nossos compromissos em Brasília trata especificamente deste assunto”, comenta Lindomar. Na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, e chefe do executivo participou de uma audiência no Ministério da Integração Nacional para tratar de liberação de recursos que estão bloqueados há anos para o Município de Rio Fortuna.

Durante os quatro dias de evento são discutidas questões que influenciam no dia a dia dos entes federados. O destaque deste ano é o debate das reformas, dentre as quais a previdenciária, a trabalhista e a tributária.