Entregue ordem de serviço para ponte na Barra do Rio Chapéu

Uma antiga reivindicação da comunidade da Barra do Rio Chapéu está prestes a se tornar realidade. O prefeito Lourivaldo Schuelter, o “Pita”, assinou nesta quarta-feira, 12, a ordem de serviço para a construção de uma nova ponte sobre o rio Braço do Norte, na comunidade. Orçada em pouco mais de R$ 420 mil, a travessia vai substituir a atual, que fica submersa em dias de chuva.

A travessia liga a comunidade da Barra do Rio Chapéu à SC-108, passando pela PCH Barra do Rio Chapéu, da Eletrosul. A ponte será erguida em um novo local, cerca de 15 metros antes de onde está a atual, e terá sete metros de altura acima do nível do rio. Serão 40 metros de comprimento, em curva, com 5,3 de largura, medida para a passagem de um caminhão e pedestres. Os recursos são do Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional. A obra será executada pela Araújo Construções Ltda, vencedora da licitação.

Para o agricultor Edilson Feldhaus, morador da comunidade da Barra do Rio Chapéu, a nova ponte vai facilitar a vida dos moradores locais. “É um acesso mais curto, com menos curvas e morros, facilita principalmente pra quem trabalha no laticínio no Rio Bravo Baixo e para transportadores de leite e madeira”, destaca. “Quando as chuvas danificavam a ponte, éramos obrigados a usar a estrada geral, que dá acesso ao centro de Rio Fortuna, um trecho bem mais longo e de mais poeira”, conta.

De acordo com o prefeito, a travessia é um antigo anseio da comunidade. “Em períodos de fortes chuvas, especialmente no verão, fica impossível trafegar pelo local. Esta obra vai solucionar de uma vez por todas este problema, já que a nova ponte é toda em concreto e mais alta que a atual”, destaca. Segundo o prefeito, a estrutura já teria condições de receber o asfalto no futuro. “Nossa intenção é elaborar um projeto para pavimentar o trajeto entre a comunidade e a rodovia que vai para a Santa Rosa de Lima”, planeja. “É uma obra possível graças aos recursos do Governo Federal e do empenho do deputado federal Edinho Bez, que nos acompanhou e se empenhou para que este valor fosse liberado”, acrescenta.

A ordem foi assinada do gabinete do prefeito. Na sequência, representantes da empresa, da comunidade e autoridades municipais visitaram o local onde será erguida a nova ponte.